09/03/2012

Fotodepilação (Laser vs. Luz pulsada)


Fotodepilação é o método de eliminar os pêlos indesejados através do uso da luz.
Esta técnica tem como objectivo destruir as células e os vasos sanguíneos que se encontram na raiz dos pêlos e são responsáveis pelo seu crescimento, impedindo assim que voltem a crescer.
Existem três fases de crescimento do pêlo (anágena, catágena e telógena) para que a luz consiga atingir a zona que pretendemos os pêlos têm que se encontrar na 1º fase de crescimento. Como nem todos os pêlos se encontram na mesma fase na mesma altura, são necessárias várias sessões para os eliminarmos por completo.

O que pode influenciar a rapidez dos resultados é: a cor e espessura do pêlo (quanto mais escuro e mais grosso, melhor), a cor da pele (peles claras suportam energias mais altas com menor risco de queimadura), parte genética, hormonal, idade e sexo (os níveis de testosterona são mais elevados nos homens, logo a tendência para ter pêlos é maior). O condutor da luz é a melanina do pêlo, quanto mais pigmentado for melhores são os resultados, por isso, não é eficaz em pêlos brancos.
Após uma sessão de fotodepilação os pêlos continuam na pele e depois de "queimados" cairão ao fim de 1 ou 2 semanas dependendo da zona do corpo.
A pele deve ser bem hidratada nos dias seguintes à sessão com um gel/creme de aloé Vera ou outro aconselhado pela técnica.
As sessões são feitas de mês a mês ou de 2 em 2 meses conforme os resultados. Depois de entrar na fase de manutenção poderá fazer apenas uma sessão por ano, de 2 em 2, ou 3 em 3 anos, conforme sentir necessidade.
Durante o período de tratamento não poderá arrancar os pêlos pela raiz (cera, máquina, pinça), só deve cortar com lâmina para que o crescimento dos pêlos e as fases de crescimento sejam o mais uniformes possíveis. Também não pode expor-se ao sol, o seu tom de pele deve manter-se o mais claro possível para evitar o risco de queimadura. É importante usar protector solar spf 50+ diariamente, mesmo no inverno, se estiver a tratar a zona do rosto.
É impossível prever o numero de sessões necessárias para cada pessoa ficar sem pêlos, cada caso é um caso e de zona para zona o resultados podem ser diferentes. O normal é 5 a 8 sessões (axilas, virilha e pernas), mas no caso do rosto podem ser necessárias 12 sessões. Existem pessoas que ficam sem pêlos com apenas 3 sessões e outras precisam de 20 sessões até ficarem satisfeitos com os resultados.
A melhor altura para fazer este tratamento é durante o Inverno, para chegar ao Verão já sem pêlos! =)

Dentro da fotodepilação existem dois tipos de aparelho: LASER e LUZ PULSADA.

LASER: luz contínua, mono cromática, uni direccional, não lê pêlos claros, não lê peles escuras, mais eficaz quando o contraste entre o tom de pele e do pêlo é maior.
LUZ PULSADA: poli cromática, divergente, lê pêlos claros e eficaz em peles morenas, menos doloroso.

Principais contra indicações: pele bronzeada, pele depilada, epilepsia, diabetes, gravidez, quimio ou radio terapia, medicação fotosensivel.

***Onde aconselho fazer fotodepilação ***


Laser (zonas pequenas, peles claras/médias e pêlos escuros): Clínica do pêlo.
http://www.clinicadopelo.pt/

Luz pulsada (zonas grandes, como pernas, costas, peito porque é mais barato e menos doloroso, e para quem tem pêlos claros, ruivos ou pele morena) Não+Pêlo.
http://www.naomaispelo.pt/

Façam fotodepilação no Inverno para chegarem ao Verão sem pêlos e sem preocupações!

Sem comentários:

Enviar um comentário