27/03/2012

Protecção SOLAR

***** Adoro o SOL mas ele ODEIA-ME!!! *****


Sou muito branquinha, basta uma tarde de sol na esplanada para ficar com um escaldão na cara e com a marca da t-shirt.
Se for passear ao ar livre, mesmo, no Inverno ponho logo protector solar! Ir à praia na hora de maior calor está fora de questão!
Ao longo de todos estes anos de vida e depois de ter apanhado muitos escaldões, acho que tenho legitimidade suficiente para falar de protecção solar e dos cuidados que TODAS devemos ter.
Quem não se protege do sol sofrerá graves consequências, não só agora, como a longo prazo.

Normalmente todos os protectores solares têm protecção UVA ( raios ultravioleta que envelhecem "A" de age) e UVB (raios ultravioleta que queimam "B" de burn). 
A numeração dos protectores solares indica o tempo que a pele está protegida para além do tempo que normalmente levaria a queimar.
Por exemplo, se eu for para a praia sem protector solar, 15 minutos ao sol são suficientes para ficar queimada, se usar protector com índice 30, posso expor-me ao sol 45 minutos (15 + 30). A "Maria" que só se queima se estiver mais de 60 minutos ao sol, se usar um SPF 10 pode estar 70 minutos ao sol sem problemas. Por isso, mais importante que o índice de protecção, é irmos aplicando mais protector e em doses generosas, devemos repetir a aplicação de 2 em 2 horas. 

Não devemos utilizar protectores de um ano para o outro porque perdem eficácia, um SPF 30 no ano seguinte equivale talvez a um índice 15/20. Por isso, para não desperdiçarmos nada, o ideal é comprar um novo no inicio do Verão e, quando este terminar, usamos o do ano anterior, como já estamos bronzeadas não precisamos de um protector tão forte.

Os meus aliados contra o SOL:
BABARIA oleo solar SPF 30, SEPHORA spray SPF 20, EUCERIN sun fluid SPF 30,  AMBRE SOLAIRE auto bronzeador, LABELLO sun SPF 25

O óleo solar da Babaria foi comprado no fim do Verão passado, comprei por ser muito raro encontrar uma protecção solar ALTA numa textura em óleo. Usei-o poucas vezes por isso ainda não tenho grande feedback. Mas adianto que tem um cheirinho a côco delicioso!

O Spray solar da SEPHORA foi um grande achado, fiquei fã desde a primeira vez que utilizei. Durante o Verão costuma esgotar, por isso compro logo na Primavera, porque já não vivo sem ele! Apesar de só ter protecção 20, é muito eficaz, mesmo na minha pele sensível de branca de neve. ADORO!

O Eucerin é um creme fluido para o rosto, ideal para peles mistas ou oleosas. Comprei-o porque oferecia um After Sun. Mas normalmente no rosto uso SPF 50+. Gostei da textura e é eficaz, mas o meu favorito é outro de que falarei mais à frente.

Garnier Ambre Solaire Natural bronze é um autobronzeador que resolvi experimentar no ano passado, mas o resultado não foi o melhor. Eu sou mesmo muito branca, e o meu primeiro dia de praia foi no fim de Julho, nessa altura já todas as pessoas "normais" estão bronzeadas, e para não ser outra vez a mais branca da praia, resolvi experimentar. Mas não correu bem, supostamente deve-se ir aplicando todos os dias até atingir o tom pretendido e depois aplicar uma vez por semana para manter. O problema é que sendo eu tão branca, só com uma aplicação atinjo um tom bronzeado, e notam-se os sítios onde falhou a aplicação ou onde apliquei duas vezes... em vez de ser a mais branca da praia, fui a mais manchada da praia!

Labello sun é um baton com protecção solar 25. Não é daqueles que deixa os lábios brancos, ficam só ligeiramente mais pálidos. Mas, sinceramente... não sou grande fã, esqueço-me muitas vezes de aplicá-lo.

Mas o meu FAVORITO é sem dúvida este

La ROCHE POSAY 50+ fluido

La roche posay Anthelios XL fluído SPF 50+
ideal para pele mistas ou oleosas
sem perfume
não oleoso
existe também a versão com cor e para peles secas.

Espero que este ano nenhuma Beauty Addict ande ao sol desprotegida... para além de ficarem com rugas mais cedo, correm o risco de vir a ter cancro da pele!!!

Este ano APROVEITEM O SOL, MAS COM SEGURANÇA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário